terça-feira, 8 de setembro de 2009


"Serenidade na baliza", Ramalhete


António Ramalhete, mecânico de profissão, foi um dos maiores guarda-redes mundiais de hóquei em patins de todos os tempos e esteve associado a algumas das maiores importantes conquistas do Sporting na modalidade. Foi o guarda-redes da celebre equipa de 1977, que ganhou pela primeira vez a Taça dos Campeões Europeus para Portugal, juntando também o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
 

Foto: Ramalhete com a Taça nos festejos do título de Campeões Europeus de Clubes em 1977.

Como guarda redes da Selecção Nacional foi duas vezes campeão do mundo, quatro vezes campeão da Europeu, contabilizando um total de 206 internacionalizações. 

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: António Ramalhte
Data de Nascimento: 8 de Dezembro de 1946, Monsanto
Épocas: 10 (1974-84);
Campeonato Nacional: 4 títulos (1975, 1977, 1978, 1982);
Taça de Portugal: 3 títulos (1977, 1978, 1984);
Supertaça: 1 título (1983);
Taça dos Campeões Europeus: 1 título (1977);
Taça dos Vencedores Taças: 1 título (1981);
Taça Cers: 1 título (1984);


Foto: Rendeiro, Ramalhete, Chana e Livramento, no aeoroporto de Lisboa de partida para Espanha para disputar o segundo jogo frente ao Villanueva da final da Taça dos Campeões Europeus.


Foto: Ramalhete (à esq.), Livramento (ao centro) e Carmelino (à drt) ouvem a palestra do mestre Torcato Ferreira antes do decisivo jogo frente ao Villanueva.

3 comentários:

  1. Era na época, conjuntamente com Carlos Trullos(G.R. do Villanueva)o melhor guarda redes do mundo.
    É hoje em dia o director geral da secção de hoquei patins do S.L.B.
    JCG

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo JCG, é com triteza que vimos as nossas lendas histórias cada vez mais longe do nosso clube, Sporting Clube de Portugal. O caso de Ramalhete é mais um caso.

    Depois de um esforço que alguns Sportinguistas efectuaram, para que a modalidade de Hoquei Patins volta-se a viver grandes dias no nosso clube, em 2005 todo esse esforço foi desfeito, pois por falta de apoios era impossivel manter a equipa na 1º divisão. Um facto lamentável na história do nosso clube.

    Tesouro Verde, um espaço de todos os Sportinguistas !!
    Saudações Leoninas !!

    ResponderEliminar
  3. Caro Tesouro Verde é efectivamente verdade que os Séniores de hoquei em Patins no Sporting acabaram de forma inglória nessa última incursão pela 1ª divisão no inicio desta década.
    No entanto convém realçar e divulgar o excelente trabalho que uma associação de amigos do Hoquei Sportinguista iniciou há cerca de 6 anos, contando actualmente com todos os escalões de formação, onde já foram conquistados inúmeros titulos entre eles 2 de Campeões Nacionais.
    Da actual selecção Nacional de Juvenis fazem igualmente parte 4 atletas provenientes do Sporting C.P.
    Mais noticias em www.juvehoquei.blogspot.com

    Um abraço
    JCG

    ResponderEliminar