terça-feira, 8 de setembro de 2009


A Taça de Mário Lino e a despedida de Hilário

Taça de Portugal 1972/73


Sporting 3-2 V. Setúbal

Numa temporada onde o campeonato nacional de futebol, ficou marcado pelo decepcionante 5º lugar obtido pela equipa leonina na classificação, o Sporting chegou à final da Taça de Portugal sob o comando do novato técnico Mário Lino.

Nomeado técnico principal da equipa de futebol a cinco jornadas do fim do campeonato, depois da saída do inglês Ronnie Allen, o antigo jogador açoriano Sportinguista assumiu o comando da equipa sem qualquer receio, acabando por conquistar o último troféu da época, a Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal.

De realçar, a sensacional época realizada pela equipa sadina neste presente ano, pois para além de chegar à final da Taça de Portugal, obteve o 3º lugar no campeonato nacional.


Estádio Nacional, Oeiras 17 de Junho 1973
Árbitro: Fernando Leite (Porto)

Equipa: Damas; Bastos, Laranjeira, Alhinho, Manaca; Tomé, Vagner, Nélson, Márinho; Yazalde (Chico Faria, 80 m), Dinis (Hilário, 80 m).

Treinador: Mário Lino

Golos: 1-0, Nélson (23 m); 2-0, Yazalde (34 m); 3-0, Tomé (66 m); 3-1, Duda (76 m); 3-2, Vicente (84 m).


Foto: Hilário, Tomé, Dinis e Mário Lino com a Taça de Portugal na mão, festejam a conquista de mais um título.

Para além da conquista da Taça de Portugal, este dia ficou marcado com a despedida dos relvados de um grande Sportinguista, Hilário. Mário Lino a dez minutos do fim, efectuou a substituição mais desejada por todos naquela tarde, colocou em campo Hilário, em troca com Dinis. O Estádio Nacional de pé saudou Hilário. Foi o fim de um vinculo de treze anos com a camisola leonina, que terminou em festa, com a conquista de Taça de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário