terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Apostou com Maradora, e ganhou", Ivkovic



Ivkovic


No Verão de 1989, o recém eleito Presidente do Sporting, Sousa Cintra, trouxe Ivkovic para Alvalade, como sua grande aposta para suceder à vaga deixada pelo eterno guardião Damas. Internacional Jugoslavo, presente no Campeonato da Europa de 1984, Campeonato do Mundo de 1990, e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, onde alcançou a Medalha de Bronze, chegou a Alvalade com créditos firmados.

Durante quatro épocas seguidas (1989-93), foi o guardião leonino, tendo sido muitas vezes o orientador da defesa leonina. Logo na sua primeira época de leão ao peito, na eliminatória da Taça UEFA, frente à equipa italiana do Nápoles, Ivkovic viveu a sua tarde de glória. Com a eliminatória empata a zero golos nas duas mãos, a mesma foi decidida na marca das grandes penalidades, e aí Ivkovic, assim que soube que o argentino Maradona, iria bater uma das cinco penalidades, apostou com ele que a bola não iria entrar nas redes. Maradona, aceitou o desafio do guardião leonino, e Ivkovic brilhou mesmo, ao defender o pontapé da estrela Argentina. Mesmo assim, com o empenho do guardião leonino, acabámos por sair derrotados, pois os jogadores leoninos, Luisinho, Marlon e Fernando Gomes também falharam, e foram os italianos a seguir em frente.

Nome: Tomislav Ivkovic
Data de Nascimento: 11 de Agosto de 1960, Zagreb.
Épocas: 4 (1989 a 1993) ;

Estreia Sporting: Sporting 3-2 V.Guimarães, Estádio José Alvalade (Lisboa), 20-08-1989; 
Jogos: 154 ;
Selecção Nacional: 38 Internacionalizações ;


Curiosamente, este episódio veio a repetir-se, no ano seguinte, no Campeonato do Mundo 1990 em Itália, quando a Jugoslávia defrontou a Argentina, onde o desfecho do jogo, acabou também com o desempate através da marca de grandes penalidades, onde Ivkovic voltou a defender o pontapé de Maradona.



No Sporting, findada a época 92/93, o treinador leonino Boby Robson, comunica à direcção, que não contava com o guardião jugoslavo para a temporada seguinte. Como alternativa, chegava a Avalade para ocupar o lugar da baliza leonina, os dois guardiões do Boavista, Costinha e Lemajic. Ivokic, ao deixar Alvalade, confessou que apesar não ter vencido nenhum título, o Sporting lhe tinha ficado no seu coração. Depois do Sporting, ainda permaneceu em Portugal, representando o Estoril, V.Setúbal, Belenenses, viajou até Salamanca durante uma época, e regressou a Portugal em 1997 para terminar a sua carreira no Estrela da Amadora com 37 anos de idade.




Em 1998, regressou ao Sporting como treinador adjunto de Mirko Jozic, acabando mesmo por assumir o cargo de treinador principal em alguns jogos, devido à ausência do treinador Mirko Jozic por motivos de assuntos de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário