terça-feira, 5 de abril de 2011

"Heroi entre dos postes", Carlos Gomes



Carlos Gomes


Considerado por muitos, um dos melhores guarda-redes de sempre, Carlos Gomes é, e será sempre, indiscutivelmente uma grandes figuras do Futebol Nacional.
Proveniente do Barreirense, clube da sua naturalidade, ingressa no Sporting em 1950. Inicialmente a sua missão, não era fácil, pois a baliza leonina estava imortalizada por outro grande guarda-redes da história leonina, Azevedo.

No seu primeiro ano de leão ao peito, seria então o suplente de Azevedo, alinhado apenas em sete jogos na baliza leonina. Na sua segunda temporada, conseguiu chegar a guarda-redes titular, acabando por continuar a defender as redes leoninas durante sete épocas consecutivas.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:
Nome: Carlos António do Carmo Costa Gomes
Data de Nascimento: 18 de Janeiro de 1932, Barreiro.  
Épocas: 8 (1950 a 1958);
Estreia no Sporting: Sp.Braga 3-2 Sporting, Estádio do Lumiar, Lisboa, 08/10/1950.
Jogos: 221;
Campeonato Nacional: 5 títulos (1950/51; 1951/52; 1952/53; 1953/54; 1957/58) ;
Taça de Portugal: 1 título (1953/54);
Internacionalizações: 18


Carlos Gomes, nos relvados foi um herói, mas fora deles, viveu alguns períodos conturbados, por tido sempre uma  posição contrária ao regime que figurava em Portugal. A sua imagem recordada por muitos, será sempre, Carlos Gomes entre os postes, equipado sempre de negro, chegando mesmo uma vez o guardião a explicar a um jornalista espanhol o porquê de equipar-se sempre desta forma,
«Visto-me de preto, pois enquanto o futebol português estiver nas mãos dos doutores, está de luto.».

Em 1958, a situação começa a tornar-se complicada entre Carlos Gomes e Estrutura directiva do Sporting, levando então diregentes leoninos a transferi-lo para a vizinha Espanha, para jogar no Granada. No campeonato espanhol, as suas qualidades de bom guardião continuam a ser mostradas, e devolvidas duas épocas transfere-se para o Oviedo. Em 1961, regressa a Portugal para ingressar no Atlético, mas nesse mesmo ano, Carlos Gomes é suspeito de praticar um caso de crime, e acaba por sair de Portugal obrigatoriamente, acabando por nunca mais regressar, ficando exilado no norte de África, voltando ainda a jogar num clube Marroquino. Mais tarde, torna-se treinador, treinando clubes na Argélia e Tunisia. Em 1983, radicou-se em Espanha, regressando a Portugal só em 1983.

Carlos Gomes, uma lenda do Futebol Leonino e Nacional, faleceu em 17 de Outubro de 2005, com 73 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário