sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Central de Marcação" - Venâncio



Venâncio


Venâncio, proveniente do Vitória de Setúbal, chegou a Alvalade ainda Júnior para representar a equipa do referido escalão leonino. Tendo fortes qualidade, de um típico defesa central de marcação, Venâncio na época de 1982/83, é promovido ao plantel sénior. Afirmando-se jogo a após jogo, Venâncio chegou a jogador titular, formando dupla com outros companheiros, Carlos Xvier, Zezinho, Morato, Luisinho, entre outros. 
Com o seu profissionalismo e Sportinguismo sempre presente, Venâncio ao longo dos anos, conquistou a simpatia de todos, tornado-se o capitão do balneário leonino.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:
Nome: Pedro Miguel Regateiro Venâncio 
Data de Nascimento: 25 de Novembro de 1963, Setúbal.   
Épocas: 10 (1982 a 1992); 
Jogos: 268;   
Golos: 14;  
Supertaça: 1 título (1987/88);  
Internacionalizações: 21;

Foto: Venâncio (em cima o terceiro elemento, a contar da esquerda para a direita), no seu ano de estreia na equipa leonina, nesta foto no Sporting 1-0 Benfica, época 1982/83.

No Sporting, durante os nove anos que permaneceu na equipa leonina, Venâncio foi um jogador sempre perseguido pelo azar de lesões frequentes nos seus joelhos, o que lhe acabou por claudicar-lhe um pouco a sua carreira como profissional.
Em Alvalade, Venâncio foi um dos grandes jogadores,  que também acabou sempre por ser vitima  de má gestão directiva desportiva, pois acabou por somente conquistar uma Supertaça, relativa à época 1987/88. Foi ainda semi-finalista da Taça UEFA, na época de 1990/91 com Marinho Peres no comando da equipa leonina, tendo o Sporting sido eliminado, nas meias-finais, pela poderosa equipa do Inter de Milão.

Foto: Venâncio com a camisola das quinas, numa das suas internacionalizações.

Foto: Venâncio ( de costas), juntamente com Virgílio, num festejo de um golo.

Na época 1991/92, Venâncio deixa Alvalade para rumar ao Boavista, onde realiza duas temporadas, acabando por terminar a sua carreira como jogador profissional aos 31 anos de idade.
Em 1998 regressa ao Sporting, para compor a equipa técnica de Mirko Jozic como treinador adjunto. No ano seguinte, continua nas equipas técnicas de Giuseppe Materazzi e Inácio, chegando a fazer parte da conquista do título de 1999/00, ao fim de 18 anos de jejum.



Sem comentários:

Enviar um comentário