sábado, 20 de novembro de 2010

"Na direita e esquerda", Barão



Barão



Barão, chega a Alvalade em 1975, proveniente de um clube às portas de Lisboa, Prior Velho. Logo no seu primeiro ano de Júnior, Barão sagra-se Campeão Nacional com a camisola verde e branca. Ainda júnior, foi chamado por uma vez, para integrar a primeira equipa leonina, num jogo da Taça de Portugal, onde o Sporting venceu 5-0.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Francisco da Cruz Barão
Data de Nascimento: 14 de Junho de 1957, Mértola.
Épocas: 9 (1975 a 1984);
Estreia no Sporting: Sporting 5-0 Sesimbra, Estádio José de Alvalade Lisboa, 22/04/1976.
Jogos: 152;
Golos: 2;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1979/80; 1981/82) ;
Taça de Portugal: 2 títulos (1977/78; 1981/82);
Spertaça: 1 título (1982/83);

Na temporada 76/77, Barão é promovido ao plantel sénior, acabando por não ser muito utilizado como solução da equipa leonina. No ano seguinte, já com o Brasileiro Paulo Emílio no comando da equipa, Barão ganhou espaço, e impôs-se no meio-campo da equipa leonina, acabando por contabilizar um total de 33 jogos, fazendo parte da vitória leonina na Final da Taça de Portugal, onde o Sporting, já com o Professor Rodrigues Dias, venceu o FC Porto na Finalíssima por 2-1.


No ano seguinte, com a entrada de Pavic para o comando do balneário leonino, Barão volta a não ser feliz, acabando mesmo só por realizar dois jogos durante toda a época. Na temporada 79/80, o Professor Rodrigues Dias volta a Alvalade para comandar a equipa leonina, e Barão ganha a titularidade do lado direito da defesa leonina. Nesta mesma temporada, o comando da equipa leonina, volta a sofrer nova alteração, sendo Fernando Mendes o eleito para comandar a equipa até ao final da temporada, acabando mesmo por levar a equipa leonina à conquista do título de Campeão Nacional, onde Barão figurou com uma das peças indiscutíveis da referida equipa.

Foto: Barão, na fila abaixo,ao centro, com os seus companheiros da dobradinha de 82.

Neste momento, Barão vivia a sua melhor forma futebolística, e sua afirmação na equipa leonina, acabando por jogar à direita ou à esquerda da defesa leonina, acaba por tornar-se numa das peças fundamentais da equipa leonina. Devolvidos dois anos da conquista do Campeonato Nacional de 80, sob o comando do inglês Malcolm Allison, o Sporting conquista a dobradinha em 1982, sendo Barão um dos pilares do quarteto leonino.

 
Na época de 1982/83 perdeu a titularidade, embora ainda tenha participado no jogo da 1ª mão da Supertaça que o Sporting conquistou nessa temporada frente ao Sp.Braga. Mais tarde com a chegada de Josef Venglos, Barão não é incluído para integrar o plantel leonino, acabando por deixar Alvalade para rumar até ao Portimonense, acabando por ficar no clube algarvio durante 5 temporadas até terminar a sua carreira de futebolista.

1 comentário:

  1. Fora do tema mas é, para mim, urgente denunciar a falta de qualidade e desrespeito para com o Sporting Clube de Portugal e todos os sportinguistas: Foi agora editado um livro denominado SPORTING - A história completa 1906-2010. Mais incompleta não poderia ser, omite dados importantes e já conhecidos de qualquer adepto que se interesse pela história e estatística do futebol. Ao longo de quase 200 páginas, mal projectadas pois a partir de 1934/35 omite o Campeonato de Lisboa no qual o Sporting detém o melhor palmarés e apresenta colunas da Europa, Taça da Liga e Supertaça e ainda nem sonhadas eram. Apresentam fichas sem qualquer dado, etc. Bem podiam copiar o Almanaque do Sporting (sem dúvida a melhor obra já publicada). Qualquer amador de estatísticas faria muito melhor e, ainda por cima querem 40 euros!

    ResponderEliminar