sábado, 29 de maio de 2010

"Gigante Dinamarquês" - Schmeichel



Schmeichel


Peter Schmeichel, o celebre gigante dinamarquês, que não só pelo sua estrutura física, mas também pela sua valentia e grande classe, tornaram-o num dos melhores guarda-redes de todos os tempos, e provavelmente o melhor da sua época, sem esquecer a sua forte personalidade que fez dele uma figura carismática das equipas onde passou, principalmente no nosso Sporting Clube de Portugal.
 

Em Maio de 1999, ao serviço do Manchester United, o “gigante dinamarquês” depois de conquistar a Liga dos Campeões, numa final histórica frente ao Bayer de Munique, decidiu desta forma abandonar o clube inglês pela porta grande, para poder ingressar em Alvalade e defender a baliza leonina.

 Foto: O massagista Vieira com o guardião leonino, nos festejos do título na temporada 1999/00.

O seu ingresso no Sporting fica incontornavelmente ligado à conquista do Campeonato Nacional 1999/00,
onde o mesmo denominava-se, ironicamente ou não, como um libero, e de facto assim era, um verdadeiro apoio aos centrais leoninos, impulsionando igualmente o espírito ofensivo do onze leonino.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:
 
Nome: Peter Boleslaw Schmeichel 
Data de Nascimento: 18 de Novembro de 1963 (Gladsaxe - Dinamarca) ;
Épocas: 2 (1999-01) ;
Jogos: 65 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1999/00);
Supertaça: 1 título (2000/01);


Na época seguinte, conquistou também a Supertaça, disputada frente ao FC Porto em Coimbra, troféu relativo à temporada anterior. No final da segunda temporada de leão ao peito, regressou à Inglaterra onde terminou a sua carreira, jogando mais dois anos, primeiro no Aston Villa e depois no Manchester City.

1 comentário:

  1. O "Grand Danois", autêntico fora-de-série. Foi um verdadeiro "capitão" e "comandante" das tropas leoninas na reconquista do campeonato (1999/00), 18 anos depois.
    Ainda arrecadou uma Supertaça (http://www.ionline.pt/adjuntos/102/imagenes/000/067/0000067281.jpg) antes de voltar a Inglaterra. São jogadores e homens como ele que ficam para sempre na história de um clube, pese embora tenha tido uma passagem rápida por Alvalade. Ele, que as "más-linguas" acusavam de vir gozar a reforma à beira mar. Puro engano, para gáudio dos apaixonados pelo pontapé na bola, e em especial para os sportinguistas, logo tratou de mostrar o gigante dinamarquês. Defendeu e muito!

    PS:Apesar de benfiquista não posso deixar de parabenizar a gerência desta casa pelo bom trabalho desenvolvido. A blogosfera prova cada vez mais ser um complemento importante para cada clube.

    PS2:Para quando a lembrança de César Prates, um dos laterais direitos que considero ter sido dos melhores estrangeiros a actuar em Portugal e segundo me parece acabou por ser como que um mal-amado em Alvalade?

    ResponderEliminar