segunda-feira, 29 de março de 2010

"A jovem promessa"



Freire 


Natural de Sintra, foi no MTBA que começou a dar os primeiros pontapés na bola. Mais tarde, com quinze anos de idade, ingressa no Sporting, no escalão de Juvenis. Com esta idade, o jovem avançado, já começava a dar nas vistas, chegando mesmo a tornar-se internacional ao serviço dos escalões mais jovens da selecção Nacional.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Carlos Manuel da Silva Freire 
Data de Nascimento: 18 de Abril de 1959 (Sintra) ; 
Épocas: 6 ; 
Estreia no Sporting: Sporting 3-0 Benfica, Estádio José Alvalade, Lisboa, 13/09/1977 ; 
Jogos: 142 ; 
Golos: 16 ;  
Campeonato Nacional: 2 títulos (1979/80, 1981/82); 
Taça de Portugal: 2 título (1977/78, 1981/82);
Supertaça: 1 título (1982/83) ; 


Ainda jovem, Freire já era apontado como grande promessa leonina, onde depositavam-se grandes esperanças de vir a tornar-se num dos maiores avançados do Sporting e, inclusivamente, do futebol português. Com dezoito anos é incorporado no plantel sénior do Sporting. A sua estreia, no principal escalão não podia ter sido a melhor, realiza uma fantástica exibição e ajuda a equipa leonina a alcançar uma brilhante vitória de 3-0 frente ao Benfica, o celebre jogo em que o avançado Manoel apontou os três golos da fantástica vitória.


Em Alvalade, Freire, vestiu a camisola leonina durante sete temporadas,  mas nunca conseguindo afirmar-se como titular indiscutível, no entanto contribuiu para a conquista de dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

 Foto (da esq para a drt): Eurico, M.Fernandes. Allison, Freire e Virgílio nos festejos da conquista da Taça de Portugal, frente ao Sp.Braga, em 1982.

No final da temporada 1982/83, insatisfeito com o seu rendimento e utilização irregular na equipa leonina, deixa Alvalade para ingressar no V.Setúbal. Depois da experiência de dois anos no clube Sadino, ainda representou o Portimonense por uma temporada. Aos 27 anos de idade, concretiza a sua primeira experiência no estrangeiro, e decide rumar até à Galiza para representar o Celta de Vigo. Permanece somente um ano em terras espanholas, acabando por regressar a Portugal para ingressar no Estoril Praia, onde concretiza duas temporadas ao serviço do clube Canarinho. Aos trinta anos, aceita o seu ultimo convite futebolístico e ruma até a Aveiro, para representar o Beira-Mar. Joga duas temporadas no clube Aveirense, e aos  trinta e dois anos põem um ponto final da sua carreira.


1 comentário:

  1. Podia ter sido um dos melhores jogadores Portugueses se nao fosse um senhor chamado Antonio Oliveira o ter tramado

    ResponderEliminar