domingo, 7 de fevereiro de 2010

"Por cada Leão que cair outro se levantará" - Oliveira



António Oliveira


Natural de Penafiel, onde começou a dar os primeiros pontapés na bola, foi no FC Porto que começou a sua carreira de futebolista. No clube portista, iniciou-se nas camadas jovens, chegando até ao plantel sénior onde começou ai a revelar-se como um verdadeiro jogador de futebol. Ano após ano ganha espaço na equipa portista e passa a ser um dos jogadores base da equipa azul e branca, contribuindo de forma directa para o tão desejado título de Campeão Nacional na época 1977/78, quebrando assim o jejum portista de dezanove anos sem conquistas.

No final da temporada seguinte, depois da conquista do bi-campeonato portista, Oliveira ruma ao futebol Espanhol, para representar o Betis de Sevilha. A experiência em terras espanholas não foi a melhor e a meio da temporada 79/80 regressa novamente ao clube azul e branco.
No Verão quente de 1980, com as divergências directivas na direcção do clube portista, Oliveira, incomodado com tamanha situação, vai para a sua terra natal,  onde se torna jogador-treinador do Penafiel. No Penafiel, Oliveira volta a mostrar o seu extraordinário rendimento como médio atacante, efectuando exibições de grande nível.


A meio da temporada 80/81, o presidente João Rocha desloca-se ao norte do pais, e convida Oliveira a ingressar em Alvalade no final dessa mesma temporada, para vestir a camisola verde e branca. Oliveira aceitou o convite, demonstrando inteira vontade de competir novamente ao mais alto nivel num clube grande com a dimensão do Sporting.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: António Luís Alves Ribeiro de Oliveira
Data de Nascimento: 10 de Julho de 1952, Penafiel.
Épocas: 4 (1981-85);
Estreia no Sporting: Sporting 2-2 Belenenses, Estádio José Alvalade (Lisboa), 22/08/1981.
Jogos: 93 ;
Golos: 37 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1981/82);
Melhor jogador do Campeonato Nacional: 2 prémios (1981/82 e 1982/83);
Taça de Portugal: 1 titulo (1981/82);
Supertaça: 1 título (1981/82);
Internacionalizações: 7 ;

Na temporada seguinte, época 1981/82, Oliveira chega a Alvalade, para formar um tridente atacante de luxo com Jordão e Manuel Fernandes. Uma grande época para os leões, com a equipa leonina a ser orientada pelo britânico Malcolm Allison, o Sporting conquista celebre dobradinha do futebol português, e para isso contribuiu Oliveira, um dos titulares indiscutíveis da equipa leonina. Nessa mesma temporada, numa altura crucial do campeonato, Oliveira lesionou-se no jogo frente ao Boavista, impedindo o mesmo de disputar o tão desejado derby frente ao rival encarnado em Alvalade na 23º jornada. Dada a indisponibilidade de disputar o referido jogo, Oliveira proferiu uma frase, que viria a ser celebre no mundo leonino, "Por cada Leão que cair outro se levantará". Mesmo sem o contributo de Oliveira, o Sporting venceu o derby, vitória 3-1 com três golos de Jordão.


Na pré temporada 1982/83, depois de um conturbado estágio na Bulgária que acabaria com o despedimento de Allison, João Rocha nomeia Oliveira como jogador-treinador da equipa leonina. Com a dupla função no balneário leonino, alguns jogadores nunca encararam esse facto de uma forma normal, no entanto, Oliveira conquistou a Supertaça frente ao Sp.Braga. Na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, depois do Sporting ter perdido 1-0 frente ao Dínamo de Zagreb na primeira mão, Oliveira na segunda mão da respectiva eliminatória protagonizou uma exibição de gala ao apontar os três golos da vitoria de 3-0 frente à equipa Jugoslava. Curiosamente, no final desse extraordinário jogo, Oliveira recebe a noticia que o seu Pai estava numa situação pouco benéfica de saúde. Um dia marcante certamente para a vida de António Oliveira.

Quando faltava 4 jogos para o final do campeonato nacional, Oliveira é substituído no cargo de treinador da equipa leonina, pois devido à pressaão feita de alguns jogadores, o Presidente João Rocha nomeou um novo treinador para comandar a equipa verde e branca. Josef Venglos (Checoslovaco) foi o eleito para ocupar o lugar de Oliveira no comando da equipa.


Oliveira continuou então em Alvalade somente como jogador, no entanto, devido a algumas lesões graves, nunca mais conseguiu atingir o mesmo nível futebolístico que nos tinha habituado. No final da temporada 84/85, com 33 anos de idade, Oliveira deixa Alvalade para ingressar no Marítimo novamente com a função de treinador-jogador. Por lá terminou a sua carreira como jogador, abraçando logo de seguida a sua carreira inteiramente de treinador de futebol.

2 comentários:

  1. Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!

    Escuta na integra em:

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oliveira, Jordão e o Manel fizeram a melhor tripla atacante que alguma vez me lembro no Sporting. Segundo dizem, parece que os três não se falavam, no entanto a jogarem à bola eram os 3 mosqueteiros.
    Jamais me esqueço do celebre jogo do Oliveira frente ao Dinamo de Zagreb. Grande noite !

    SL

    C.Lopes

    ResponderEliminar