A 48º edição da Volta a Portugal em 1986, ficou sem dúvida para a história do ciclismo em Portugal, bem como na história do nosso clube, pois Marco Chagas nesta mesma edição, com a camisola leonina venceu pela quarta vez a prova rainha do ciclismo nacional, atingindo até aos dias de hoje, um record pessoal em termos de vitórias individuais nesta mesma competição.
Recordo que o Marco Chagas venceu na totalidade quatro vezes a Volta a Portugal em Bicicleta, a sua primeira em 1982 (FC Porto), a segunda em 1983 (Mako Jeans), a terceira em 1985 e a quarta em 1986, ambas com a camisola verde e branca do Sporting Clube de Portugal.
Curiosamente, neste mesmo ano de 1986, para além da grande marca alcançada por Marco Chagas, infelizmente, e para desgosto do mundo Sportinguista, este foi o último ano que o nosso clube que venceu a maior prova do ciclismo nacional, pois a referida modalidade viria a ser extinta no ano seguinte. Recordo que o ciclismo leonino, foi simplesmente uma modalidade que contribuiu tanto para afirmação do ciclismo e do desporto português, dando inumeras alegrias a todos os Sportinguistas e desportistas.
Perdão, em 1987 ainda houve ciclismo:
ResponderEliminarpor exemplo, na Volta a Portugal, perdemos o Chagas, por suposto doping, o Joaquim Gomes, por uma brutal queda nas descidas da Serra...
...e perdemos a vitória colectiva, pois ficámos empatados com a equipa vencedora, ao segundo, mas perdemos no 1º factor de desempate.
Ah, ganhámos a Camisola Branca, salvo erro... Manuel Cunha, acho.
Caro amigo, Pai de Leoa,
ResponderEliminarLendo atentamente o seu cometário, agradeço imenso a correcção efectuada, tendo já alterado o referido post. Obrigado pelo seu contributo, pois este é um espaço de todos os Sportinguistas e desportistas em geral. Com a contribuição de todos, o Tesouro Verde ficará mais rico. Obrigado.
Saudações Leoninas.