sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Amarela para Marco Chagas e a última vitória - 1986




A 48º edição da Volta a Portugal em 1986, ficou sem dúvida para a história do ciclismo em Portugal, bem como na história do nosso clube, pois Marco Chagas nesta mesma edição, com a camisola leonina venceu pela quarta vez a  prova rainha do ciclismo nacional, atingindo até aos dias de hoje, um record pessoal em termos de vitórias individuais nesta mesma competição.


Recordo que o Marco Chagas venceu na totalidade quatro vezes a Volta a Portugal em Bicicleta, a sua primeira em 1982 (FC Porto), a segunda em 1983 (Mako Jeans), a terceira em 1985 e a quarta em 1986, ambas com a camisola verde e branca do Sporting Clube de Portugal. 
Curiosamente, neste mesmo  ano de 1986, para além da grande marca alcançada por Marco Chagas, infelizmente, e para desgosto do mundo Sportinguista, este foi o último ano que o nosso clube que venceu a maior prova do ciclismo nacional, pois a referida modalidade viria a ser extinta no ano seguinte. Recordo que o ciclismo leonino,  foi  simplesmente uma modalidade que contribuiu tanto para  afirmação  do ciclismo e do desporto português, dando inumeras alegrias a todos os Sportinguistas e desportistas.

2 comentários:

  1. Perdão, em 1987 ainda houve ciclismo:

    por exemplo, na Volta a Portugal, perdemos o Chagas, por suposto doping, o Joaquim Gomes, por uma brutal queda nas descidas da Serra...

    ...e perdemos a vitória colectiva, pois ficámos empatados com a equipa vencedora, ao segundo, mas perdemos no 1º factor de desempate.

    Ah, ganhámos a Camisola Branca, salvo erro... Manuel Cunha, acho.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, Pai de Leoa,

    Lendo atentamente o seu cometário, agradeço imenso a correcção efectuada, tendo já alterado o referido post. Obrigado pelo seu contributo, pois este é um espaço de todos os Sportinguistas e desportistas em geral. Com a contribuição de todos, o Tesouro Verde ficará mais rico. Obrigado.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar