segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Treinador por um jogo" - Artur


Artur



Artur Correia, o louro mais famoso do futebol português na década de setenta. Ingressou no Sporting, a convite do presidente João Rocha em 1977, proveniente do rival encarnado. Um excelente lateral direito, um grande profissional e um digno jogador de futebol.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Artur Manuel Soares Correia
Data de Nascimento: 18 de Abril de 1950, Braga
Épocas: 3 (1977-80) ;
Estreia no Sporting como sénior: Sporting 1-1 Benfica, Estádio José Alvalade, Lisboa, 03/09/1977.
Jogos: 84 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1979/80);
Taça de Portugal: 1 título (1977/78) ;
Selecção Nacional: 8 Internacionalizações ;



Na sua primeira época em Alvalade, 1977/78, à 8º jornada, numa deslocação da equipa leonina ao norte, para disputar um jogo frente ao Riopele, o treinador brasileiro Paulo Emílio não compareceu com a equipa. O técnico leonino no dia do referido jogo, decidiu passear pelo norte do pais com a sua esposa. Com tamanha situação, José Marques, chefe do Departamento de Futebol do Sporting pediu ao jogador para orientar a equipa. Foi uma boa experiência para Artur, pois apesar de o Sporting estar a perder 2-1 ao intervalo, no final da partida, levou a melhor ao vencer o encontro 2-4 com golos de Laranjeira, Isaías (2) e Jordão.

Em Abril de 1980, Artur recebeu um convite irrecusável para jogar nos Estados Unidos no NASL. O presidente João Rocha não se opôs à vontade do jogador deixar Alvalade antes do final de época 1979/80. Artur deixou saudades em Alvalade, e mesmo lá longe, em Newyork, fez questão de acompanhar o final dramático do campeonato nacional pela rádio, através dos relatos do Rádio Clube Português. Na última jornada, o Sporting conquista o desejado título de Campeão Nacional, e Artur em Newyork com restantes emigrantes portugueses, festejou a vitória do Campeonato, acabando por enviar um telegrama a todos os seus antigos colegas.

Com trinta anos de idade, Artur sofreu um acidente cardiovascular, o que fez-lhe abdicar do futebol ainda um pouco cedo. Uma grande ingratidão, para um grande profissional do futebol.


No dia  3 de Junho de 1981, O Sporting decidiu prestar uma merecida festa de homenagem ao jogador Artur, com um jogo amigável, realizado no Estádio José Alvalade, entre o Sporting e o Benfica. Verificou-se uma igaldade a 1-1 entre as duas equipas, e Artur abandonou o relvaldo, com as bancadas de Alvalade de pé, saudando o grande jogador Artur Correia. De salientar que neste mesmo ano, o Presidente da República, General Ramalho Eanes condecorou o jogador português com a medalha de Ordem do Infante.

Sem comentários:

Enviar um comentário