sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"Em grande na sua estreia" - Nogueira


Nogueira



Com trinta anos de idade, Nogueira chegou a Alvalade para fazer parte de umas equipas históricas,  na década de oitenta no Sporting. Vestiu a camisola verde e branca apenas duas épocas, mas o suficiente para deixar a sua marca. Um médio-campista fortíssimo no jogo de um para um, rigoroso no jogo táctico e possuidor de um grande sentido de entreajuda colectiva. Foi um dos elementos chave na celebre equipa de 1981/82, orientada pelo técnico inglês Malcolm Allison, que alcançou a dobradinha da respectiva época.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting: 

Nome: António Manuel da Costa Nogueira
Data de Nascimento: 10 de Julho de 1951 (Lisboa) ;
Épocas: 2 (1981- 83) ;
Estreia no Sporting: Ac.Viseu 0-2 Sporting, Estádio José Alvalade, Viseu, 30/08/1981.
Jogos: 68 ;
Golos: 8 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1981/82);
Taça de Portugal: 1 título (1981/82);
Supertaça: 1 título (1982/83);
Internacionalizações: 1 ;



A sua estreia de leão ao peito, não podia ter sido a melhor, apontou o segundo golo da vitória leonina de 0-2 frente ao Ac.Viseu, em Viseu, na época 1981/82 à 2 jornada. Como referido anteriormente, Nogueira nesta mesma temporada, afirmou-se no meio-campo leonino, realizando uma grande época. Na época seguinte, sendo Oliveira treinador-jogador da equipa, Nogueira demonstrou sempre a sua força e seu profissionalismo, até nos momentos menos bons da equipa leonina. 



 
Foto: Festas (à esq) e Nogueira (ao centro) a ouvirem atentamente Oliveira (treinador-jogador) numa sessão de treino em Alvalade, época 192/83. 

Terminada a sua segunda época de verde e branco, o Sporting e o jogador não chegam a um acordo de renovação de contrato. Devido a este facto, Nogueira deixa Alvalade, deixando saudades entre todos, e ruma ao Recreativo de Águeda.
Penso que é uma opinião unânime entre todos os Sportinguistas, Nogueira deveria ter vindo mais cedo para o nosso Sporting.

4 comentários:

  1. ainda fazes falta no meio dos cochos actuais,o cotonete gostava,assim como o Dias e dias há boa vida.
    o leão plopes

    ResponderEliminar
  2. Um grande jogador, pena não ter tido um pouco mais de orientação pessoal.

    ResponderEliminar
  3. sabem informar se ainda é vivo?

    ResponderEliminar
  4. Pelo que sabemos, Nogueira ainda é vivo. Apesar de não exercer nenhum cargo profissional no futebol, continua ainda muito ligado ao CF Os Belenenses.

    Ass: Tesouro Verde

    ResponderEliminar