sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Bola de Prata 87/88", Paulinho Cascavél



Paulinho Cascavél



Paulinho Cascavél, avançado de créditos firmados no início dos anos oitenta no Brasil, chega a Portugal em Janeiro de 1985, para representar o FC Porto. A sua experiência no clube azul e branco não foi a melhor, pois só acabou por jogar apenas um jogo. Triste com a situação, no fim da temporada, deixa o clube portista para ingressar no V.Guimarães.
Na temporada 85/86, com a camisola vitoriana, o avançado brasileiro mostrou-se verdadeiramente como um excelente ponta-de-lança de área, atingindo logo na sua primeira época uma marca de 25 golos. Foi simplesmente o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional, ficando atrás do grande Manuel Fernandes (30 Golos). 




Na temporada seguinte, Cascavel, continua no seu melhor, marcando golos e mais golos, tanto a nível nacional e europeu, numa campanha fabulosa da equipa vitoriana na Taça UEFA. Recordo que nesta mesma temporada, o técnico vitoriano era Marinho Peres, conhecido entre todos, no mundo Sportinguista. Terminado o campeonato nacional, mesmo na ultima jornada, Paulinho Cascavel vence a Bola de Prata, obtendo 22 golos, mais um que o avançado portista Fernando Gomes.


Foto: Paulinho Cascavél com os seus companheiros, numa sessão de treino em Alvalade.

No verão de 1987, Paulinho Cascavel, com muitos convites em carteira, escolhe o Sporting. Recordo que Manuel Fernandes tinha deixado Alvalade na temporada transacta, logo o avançado brasileiro vinha tentar esquecer imagem do grande capitão.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Paulo Roberto Bacinello
Data de Nascimento: 29 de Setembro de 1959,  Cascavel (Brasil);
Épocas: 3 (1987- 90) ;
Estreia no Sporting: Sporting 4-1 Rio Ave, Estádio José Alvalade, Lisboa, 23/08/1987.
Jogos: 110 ;
Golos: 49 ;
Supertaça: 1 título (1987/88);

Melhor marcador Camp. Nacional 1987/88: 23 golos ;



Empurrando o cenário de fantasmas, Cascavel com a camisola leonina, respondeu à altura ao desafio, mantenho a sua marca e veia goleadora, chegando a alcançar novamente a Bola de Prata com o registo de 23 golos. Permaneceu em Alvalade mais duas épocas, acabando mesmo só por conquistar a Supertaça frente ao rival encarnado na sua primeira época de leão ao peito.


Foto: Equipa do Sporting 1988/89, Paulinho Cascavél com seu filho na foto.

No final da época 1989/90, depois de uma temporada menos boa, o presidente Sousa Cintra entra em litígio com o avançado brasileiro, e este deixa Alvalade com 31 anos de idade para voltar novamente ao minho para ingressar no Gil Vicente, onde termina por lá a sua carreira de jogador.

4 comentários:

  1. O grande Cascavél. Penso que poderia ter vindo para o Sporting mais cedo. Ele foi o típico avançado brasileiro, sou procurava a baliza e o golo. Grande craque !

    F.Matos

    ResponderEliminar
  2. Quem me pode dizer o nome dos jogadores que aparecem nesta ultima foto? Equipa 88/89. Só conheço alguns deles. Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  3. já encontrei noutro post! obrigado SL

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Vitor Correia,

    A formação da respectiva equipa é a seguinte:

    Em cima (da esquerda para a direita): Portela, Douglas, João Luís, Lima e Miguel.
    Em baixo: Ricardo Rocha, Silas, Paulinho Cascavel, Oceano (cap), Vital e Carlos Manuel.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar