terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os Bota de Ouro



Yazalde e Jardel



Até ao momento o argentino Yazalde e o brasileiro Jardel, registam na história do Sporting Clube de Portugal, os únicos futebolistas a conquistarem a Bota de Ouro. Com muitos goleadores da história somente estes dois conseguiram esta tamanha proeza.


 Foto: Yazalde na cerimónia da festa da France Football em Paris. Da esquerda para a direita, Kramkl (Áustria), Bota de Prata; Jansen (Holanda), troféu melhor equipa Europeia - Feyenord; Yazalde, Bota de Ouro; Beckembaur, Heyckes e Muller ( todos com Bota de Bronze) e Habita Mohieddine (Tunísia), Futebolista do Ano.

Em 1974, ano da revolução dos cravos, o Sporting apresentava uma excelente equipa, com jogadores experientes, entre eles, Dinis, Marinho e Chico Faria. O conjunto leonino valia no pelo seu todo, culminando no avançado de área, Hector Yazalde. No total o argentino apontou no campeonato nacional 46 golos. Um Record que ainda permanece na competição nacional.



Em 2002, com uma equipa recheada de bons futebolistas, entre eles João Pinto,Pedro Barbosa, Paulo Bento e os jovens jogadores Hugo Viana e Ricardo Quaresma, o ponta-de-lança brasileiro Mário Jardel conseguiu apontar 42 golos. De realçar neste ano, que João Pinto protagonizou umas das suas melhores épocas de sempre, contribuindo com 21 assistências para golos do brasileiro Mário Jardel. Para além da conquista da Bota de Ouro, Jardel consegue alcançar a segunda melhor marca na tabela dos melhores marcadores de sempre, registando o mesmo número de golos que Eusébio em 1968.

1 comentário:

  1. Estas botas de ouro fazem inveja às botas de lata que existem na actual equipe mediocre.
    jójó

    ResponderEliminar