segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"Amor ao Sporting" - Inácio



Inácio


Chegou ao Sporting muito novo, apenas com onze anos, por inspiração do seu Pai, António Inácio, que tinha sido jogador de futebol na CUF. Grande Sportinguista que era, incentivou o seu filho Inácio a ingressar no futebol leonino. Inácio, de inicio não se convenceu com a ideia do seu Pai, pois a sua paixão desportiva era o hóquei patins e o andebol. Começou então no futebol como guarda-redes, até descobrir a sua aptidão para alinhar na defesa e, se possível, chutar com o pé esquerdo.

Percorreu todos os escalões de formação do Sporting, jogando sempre como defesa-esquerdo. Em 1975, é incorporado no futebol sénior do Sporting, sob o comando do treinador Juca. Nessa época, Inácio foi obrigado por várias vezes ser adaptado a defesa-direito, pois o defesa-esquerdo era o brasileiro Da Costa. Anos mais tarde e com outros treinadores ganhou o seu espaço na equipa, tornando-se indiscutível a sua presença na defesa leonina. Devido à sua antiguidade no clube, Inácio era um dos capitães de equipa do Sporting durante estes anos.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Augusto Soares Inácio
Data de Nascimento: 1 de Fevereiro de 1955, Lisboa.
Épocas: 8 (1974 a 1982);
Estreia no Sporting: Académica 1-4 Sporting, Estádio do Calhabé, Coimbra, 05/04/1975.
Jogos: 205;
Golos: 7;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1979/80; 1981/82) ;
Taça de Portugal: 2 títulos (1977/78; 1981/82);
Internacionalizações: 4


Nos anos que esteve em Alvalade, conquistou dois Campeonatos e duas Taças de Portugal. Findada a celebre época 1981/82, devido à guerra instalada entre o Sporting e o FC Porto, Inácio, juntamente com Eurico, deixam o Sporting para ingressarem ambos no clube nortenho. Por lá, conquistou ainda mais títulos, tanto a nível nacional como internacional, tornando-se Campeão Europeu e Campeão Mundial de clubes. Terminada a sua carreira como jogador em 1989, inicia no clube portista, a sua carreira de técnico profissional de futebol no futebol juvenil.

Em 1991 inicia-se no Rio Ave como treinador de futebol sénior. No clube vila-condense permanece apenas um ano, regressando novamente ao FC Porto para desempenhar funções de treinador-adjunto de vários treinadores, Carlos Alberto Silva, Tomislav Ivic e Bobby Robson. Em 1996 inicia novamente a sua carreira de treinador, passando por alguns clubes, entre eles o Felgueiras, Marítimo e D.Chaves.



Em 1999, a convite de Luís Duque, regressa ao Sporting para orientar a equipa verde e branca após o despedimento do técnico italiano Giuseppe Materazzi. Inicialmente, Inácio iria ser o técnico adjunto de um futuro treinador a contratar, situação que não veio a suceder-se. Com o conhecimento da casa leonina, Inácio conseguiu mobilizar os jogadores para uma meta atingir, o titulo de Campeão Nacional. Na última jornada do Campeonato, Inácio e os seus jogadores conseguem alcançar o desejado titulo, quebrando assim o jejum de dezoito anos.

Foto: José Roquete (a esq.), Inácio ( ao centro) e Luis Duque (à drt), os tres com as faixas de Campeão Nacional 1999/00.

Na época seguinte, com a entrada de muitos jogadores, Inácio tinha um plantel formado por jogadores de grande qualidade, entre eles Sá Pinto, João Pinto e Paulo Bento. Na 13º jornada, o Sporting é derrotado 3-0 frente ao rival encarnado no Estádio da Luz. Com esse resultado negativo, Inácio deixa Alvalade, gerando-se assim um clima de instabilidade no futebol leonino, pois Luís Duque tenta convidar José Mourinho para ocupar o cargo de treinador, situação que não acabou por ocorrer. Assim, Inácio acaba por sair de Alvalade pela porta pequena, uma injustiça para um grande Sportinguista, que pôs sempre na primeira linha os interesses do Sporting e o bem-estar do clube.

2 comentários:

  1. Tão lindinho que ele era!!!!

    Comentário de leoa como é bom de ver.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Augusto Inacio pelo titulo que deste ao SPORTING
    JÓJÓ

    ResponderEliminar