segunda-feira, 7 de maio de 2012

A queda do Varandim :: 1995





Época 1994/1995 o Sporting recebia em Alvalade o FC Porto na 31ª Jornada, 7 de Maio 1995 . As equipas estavam separadas por 5 pontos na tabela classificativa, e com somente 3 jogos para o fim do campeonato, tínhamos portanto o jogo do título em Alvalade. 

Naquele final de tarde de Maio, cerca das 18h30, chega o autocarro da equipa portista junto à porta 12-A.
Um grupo de dezenas de adeptos leoninos concentrou-se junto a um dos varandins do antigo Estádio José Alvalade para receber e equipa azul e branca, situação habitual. Com pressão e o peso de tanta gente nesse dia, o referido varandim acabou por ceder provocando a queda a muitos jovens que ali se encontravam. O resultado da queda foi uma tragédia de todos os modos impensável, com dezenas de feridos e infelizmente com duas mortes, Zé e Paulo. 



Com a queda do referido varandim, vários elementos da PSP presentes no local, bem como membros da claque Juventude Leonina, foram os primeiros a  socorreram as vitimas deste trágico acidente. O Dr. Domingos Gomes, médico da equipa do FC Porto, saiu do autocarro, e ocorreu ao local para prestar os primeiros cuidados, mas acabou por ser apedrejado, uma situação de toda lamentável mediante o sucedido.



Este foi um dos momentos mais tristes na história da vida do Sporting, bem como um acontecimento de marcante, pelo lado negativo, do antigo Estádio José Alvalade. Em relação ao jogo, do referido dia, o Sporting acabou por ser derrota com um resultado de 0-1 para equipa portista, ficando a questão do título decidida.

Sem comentários:

Enviar um comentário