quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Sporting 1979/80



Constituição da equipa:

Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Bastos, Jordão, Meneses, Fraguito e Vaz.
Em Baixo: Ademar, José Eduardo, Freire, Barão e Manuel Fernandes (cap).

Treinador: Rodrigues Dias ; Fernando Mendes.

Títulos: Campeão Nacional de Futebol.

3 comentários:

  1. Foi o melhor campeonato que vi o nosso querido SPORTING conquistar. A célebre equipa dos quatro jogadores. A cena do Manuel Fernandes a perguntar ao bombeiro o resultado do jogo do Porto. A grande manifestação espontânea logo nesse dia (vitória em casa com o Beira-Mar e empate do Porto na Póvoa de Varzim), desde o Estádio até ao Saldanha, pelo meio da rua. As vitórias sofridas em Portimão e em Espinho, sempre por 1-0. O golo do Freire nas Antas e o penalty inventado pelo Garrido. O jogo decisivo em Guimarães, com o célebre golo do Manaca. O Pedroto a mandar o prof. José Mota treinar os nossos adversários. Essa inesquecível tarde de 1 de Junho de 1980 da festa do título, com o nosso Dinis, o "brinca na areia" ainda a jogar pelo Leiria (treinado pelo Tomé...) a deixar as bolas fugirem todas, com um sorriso nos lábios, até entrar o primeiro. O ano da santa aliança, com o campeonato a ser celebrado por todo o país e até por muitos benfiquistas, de cachecol e bandeira, na superior sul de Alvalade! E, na hora da invasão de campo, o Manel, o nosso Manel, em vez de correr para o balneário, a correr para nós, braços abertos, louco daquela alegria profunda que só as vitórias do SPORTING nos podem dar. Ai que saudades, ai, ai...

    ResponderEliminar
  2. Ainda recordo aquela polémica do jogo de Guimarães, em que o Manaca marcou o auto-golo. Penso mesmo, que o Pimenta Machado dispensou logo o Manaca na semana a seguir ao jogo.
    Foram dias inteiros a falarem do assunto. Aparte das polémicas fomos Campeões com todo mérito, e o Jordão ganhou a bola de prata também na última jornada.

    SL
    J.Santos

    ResponderEliminar
  3. Este campeonato e o de 2000, penso que ficaram na memória de todos. A forma suada em que ganhámos ambos.
    No ultimo jogo em casa com o U.leiria, depois do jogo terminar corri para o relvado, e o lembro me de ver o Manel em cuecas a correr para o balneário. Um lindo que jamais esquecerei.

    SL

    R.mendes

    ResponderEliminar