sexta-feira, 13 de novembro de 2009



"Leão de Raça", Sá Pinto



Ricardo Sá Pinto, um verdadeiro Coração de Leão, tanto pela sua entrega ao jogo como pelo seu temperamento e carisma enquanto jogador. Actuando como avançado, Sá Pinto foi um jogador com uma alma enorme que se entregava dedicadamente ao jogo, juntando a essa raça a sua técnica, reaproveitada sempre com alto rendimento.

Natural da cidade Porto, Sá Pinto iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto, transferindo-se mais tarde para o Salgueiros onde concluiu a sua formação e onde iniciou a sua carreira de futebolista profissional. Como jogador do Salgueiros, Sá Pinto começa a destacar-se, onde curiosamente na época de 1992/93, na deslocação do Salgueiros a Alvalade, a equipa Salgueirista vence o Sporting com um golo solitário de Sá Pinto.



Em Junho de 1994, Sousa Cintra por indicação do treinador Carlos Queiroz, contrata Sá Pinto e o Defesa-esquerdo Pedrosa, ao Salgueiros. Ambos ingressam em Alvalade na época de 1994/95, e iniciava-se aqui a grande carreira de Leão de Ricardo Sá Pinto.

Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Ricardo Manuel Andrade Silva Sá Pinto
Data de Nascimento: 10 de Outubro de 1972, Porto.
Épocas: 9 (1994-97 e 2000-06);
Estreia no Sporting: Farense 0-3 Sporting, Estádio São Luís (Faro), 20/08/1994.
Jogos: 270 ;
Golos: 65 ;
Campeonato Nacional: 1 título (2001/02);
Taça de Portugal: 1 título (1994/95);
Supertaça: 2 títulos (1995/96 ;  2000/01);
Selecção Nacional: 25 internacionalizações ;



Sá Pinto, não podia ter tido melhor estreia com a camisola leonina, na temporada 94/95 no seu primeiro jogo frente ao Farense, em Faro, o Sporting venceu 0-3, tendo sido autor do último golo do encontro da primeira jornada do Campeonato Nacional. Nesta mesma temporada, vence a Taça de Portugal frente ao Marítimo. Na temporada seguinte, contribuiu de forma directa para a conquista da Supertaça em Paris frente ao FC Porto, apontando dois golos da vitória de 3-0 do Sporting. No final desta mesma temporada, Sá Pinto é convocado para fazer parte da Selecção Nacional no Euro 96 em Inglaterra. Curiosamente, no primeiro jogo da Selecção Nacional nesta competição, Sá Pinto foi o autor do primeiro golo frente à Dinamarca, resultado de 1-1.





Em Abril 1997, Sá Pinto protagonizou um episódio insólito na sua carreira, agrediu o Seleccionador Nacional Artur Jorge, depois de ter recebido a notícia da sua não convocação para um jogo da Selecção Nacional. Perante o facto, Sá Pinto foi castigado com uma suspensão de um ano em Portugal. Com a impossibilidade de não jogar em Portugal, Sá Pinto ruma ao futebol espanhol para jogar no Real Sociedade, onde permaneceu durante três temporadas.



Regressa a Alvalade em 2000 para voltar a vestir a camisola leonina. Mesmo um pouco atormento pelas lesões, conquista o Campeonato Nacional 2001/02 e mais uma Supertaça. Participou na caminhada até à Final da Taça UEFA em 2005.
Na época 2005/06, na antepenúltima jornada do campeonato frente ao Naval, Sá Pinto realiza o seu último jogo com a camisola leonina. Uma despedida inglória para quem não merecia.
Na época seguinte, ingressa no Standard de Liége da Bélgica, para realizar somente uma época, e termina a sua carreira como jogador profissional.



Em 2008 regressou ao Sporting para desempenhar funções no Departamento de Comunicação. No ano seguinte, em 2009 com a saída do técnico Paulo Bento e consequentemente a demissão do Director Técnico do Futebol Leonino Pedro Barbosa, a direcção do clube decidiu nomear Sá Pinto para o referido cargo, ficando então a seu cuidado a interligação entre a direcção do clube e a estrutura técnica do futebol leonino.


"Sá Pinto foi um atleta que jogou com amor à camisola leonina, que vibrou  de alegria e chorou pelo nosso Sporting."

4 comentários:

  1. Sá Pinto,desejo-te tantas felicidades para as novas funções,assim,como foste grande leão enquanto jogar.
    O Leão
    pl

    ResponderEliminar
  2. o maior! :D Ricardo Coração de Leão!

    ResponderEliminar
  3. Um grande jogador. Um verdadeiro leão. Estive em Alvalade no seu ultimo jogo... Não vou esquecer. Estou satisfeita por ele ter regressado novamente à nossa casa.
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  4. O Sá Pinto é a personificação do SPORTING em campo. Raça!

    ResponderEliminar