segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Chirola", Hector Yazalde



Yazalde




Enquanto criança tinha dois sonhos, ser médico e jogar futebol no seu clube do coração, o Boca Juniors. Numa família numerosa com oito irmãos, o jovem "Chirola" teve que começar a trabalhar muito novo para ajudar a sua família. No entanto, o desejo de jogar futebol era cada vez mais implícito.

Começou então a jogar futebol num pequeno clube, o Los Andes, até que em 1965 ingressa num clube de Buenos Aires, o Piraña. As suas capacidades como avançado centro eram cada vez mais reconhecidas, até que finalmente apareceu um grande clube argentino interessado no jovem avançado, o Independente.


Em 1967, Yazalde agradado com interesse do grande clube argentino, ingressa no Independente. Permanece por lá quatro épocas, onde conquista 2 campeonatos argentinos, sendo que no ultimo, em 1970 é considerado o Jogador do Ano.

Terminada a época de 1970, o contrato com Yazalde terminava e o Independiente não tinha dinheiro para a sua renovação. Começaram então a surgir vários clubes interessados, entre os quais o Valência, Santos, Palmeiras, Lyon, Nacional de Montevideu e o Sporting.

Foto: Yazalde e o treinador Mário Lino na época 73/74.

Em Janeiro de 1971, quando Yazalde então a gozar férias, foi alertado para a presença em Buenos Aires de Abraão Sorin, um dirigente leonino, que deslocou-se à Argentina para convencer o "Chirola" a vir para o Sporting. O acordo foi rapidamente alcançado e Yazalde chegou a Lisboa a 11 de Fevereiro.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Hector Casimiro Yazalde
Data de Nascimento: 29 de Maio de 1946 , Buenos Aires (Argentina).
Épocas: 4 (1971 a 1975) ;
Jogos: 131;
Golos: 126 ;
Campeonatos Nacional: 1 títulos (1973/74);
Taça de Portugal: 2 títulos (1972/73;  1973/74);
Melhor Marcador Campeonato Nacional: 2 (1973/74 ; 1974/75);
Melhor Marcador dos Campeonatos Europeus: 1 (1973/74);


Chegado a Lisboa, Yazalde teve alguma dificuldade à adaptação do futebol português, no entanto mesmo entrando a meio da época 70/71, Yazalde ainda apontou 13 golos. Na sua primeira temporada no Sporting, 72/73 Yazalde já foi o melhor marcador da equipa com 27 golos, contribuindo directamente para a conquista da Taça de Portugal, marcando um golo na Final em que o Sporting ganhou ao Vitória de Setúbal por 3-2.

Foto: Yazalde e a sua Bota de Ouro, época 73/74.


A época de 1973/74 foi memorável para Yazalde, ao marcar 46 golos no Campeonato Nacional, conquistou a Bota de Ouro que consagra o melhor marcador dos campeonatos disputados na Europa, estabelecendo um recorde de golos que findados mais de trinta anos ainda não foi alcançado. Yazalde recebeu como prémio um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro com todos os companheiros da sua equipa, reconhecendo assim a importância deles na sua proeza, com natural destaque para os extremos da equipa Marinho e Dinis.

Foto: Yazalde com remate de cabeça certeiro a fazer golo frente ao Benfica, época 73/74.

Na temporada seguinte (1974/75), o Chirola volta a ser o melhor goleador do campeonato português, embora agora com menos golos, 30 golos, que lhe valeram a conquista da Bota de Prata. Na Europa alcança o segundo lugar na lista de melhores marcadores dos campeonatos disputados na Europa.

Foto: Yazalde recebe a Bola de Prata na época 74/75.


Terminada mais uma temporada, Yazalde continuava a receber propostas de outros clubes europeus. Depois uma transferência cancelada para o Real Madrid um ano antes, o avançado argentino rumava para o futebol francês, para representar o Marselha. Por lá, permaneceu dois anos, antes de regressar ao seu país, a fim de terminar a sua carreira de futebolista. Em 1981, ao serviço do Hurácan pendura as chuteiras, e começa a carreira de empresário desportivo.

Para desgosto de todos os Sportinguistas, a 18 de Julho de 1997 recebemos a noticia que o Chirola faleceu com 51 anos, vítima de uma hemorragia e paragem cardíaca.


«Nem que tenhamos de ser toupeiras temos de fazer tudo para chegar ao golo. Se for preciso levar a bola por baixo da relva, vamos a isso !», Hector Yazalde.

Sem comentários:

Enviar um comentário