domingo, 6 de setembro de 2009

"Rei do Mali" - Keita


 Keita


Em meados de Agosto de 1976, Keita foi seduzido pelo convite do Sporting, treinado então por Jimmy Hagan. O conceituado jogador africano chega a Lisboa e ingressa assim na equipa leonina, conhecendo assim o terceiro país na Europa. Pois antes de representar o Sporting, Keita representou o AS Saint-Etienne e o Olympique de Marselha ambos de França e o Valência de Espanha. Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Salif Keita Traore
Data de Nascimento: 6 de Dezembro 1942, Bamako
Nacionalidade: Maliana (Mali)
Épocas: 3 (1976-79);
Estreia no Sporting: Sporting 3-0 Benfica, Estádio José Alvalade (Lisboa), 04/09/1976.
Jogos: 77;
Golos: 35;
Taça de Portugal: 1 titulo (1977/78);





Esteve Alvalade somente três temporada, no entanto, formou uma tripla de ataque que ainda hoje é recordada por todos os Sportinguistas. Com Manuel Fernandes e Manoel, Keita completou um trio atacante inesquecível.


Foto: Finalíssima Taça de Portugal 1978/79, Keita depois de trocar de camisola com o jogador Octávio Machado (Fc Porto) ergueu o troféu na tribuna do Estádio Nacional.


Salif Keita deixou o Sporting no final da temporada de 1979, com 33 anos de idade para ainda rumar ao futebol americano para representar o Ney England Tea Men Bóston.
Terminada a carreira de futebolista profissional, Keita continuou ligado ao futebol e criou o primeiro centro de formação desportiva do Mali em 1994.

Em Junho do ano de 2005 foi eleito o presidente da Federação Maliana de Futebol, depois de já ter desempenhado funções de Ministro do Desporto do Mali.

3 comentários:

  1. Keita, com o Manoel e Manuel Fernendes faziam um ataque de luxo. Foi pena ele não ter vindo para o Sporting mais cedo. Pois enquanto ele esteve cá, foi um pouco azarado com as lesões.

    Parabens pelo blog, grande iniciativa Sportinguista. Saudações Leoninas !

    JLA

    ResponderEliminar
  2. Keita, grande jogador. Era miudo, e lembro me em Alvalade de um magnifico golo que ele marcou ao Belenenses. Fintou quase meia equipa do Belenenses.

    SCP Sempre !!

    ResponderEliminar
  3. Num comentário anterior já havia manisfestado a minha grande admiração por este verdadeiro ídolo que passou pelo nosso clube.
    Espalhou magia nos relvados e era um Sr. fora deles, um verdadeiro ATLETA Á SPORTING.

    JCG

    ResponderEliminar