quinta-feira, 10 de setembro de 2009



"Frágil, Felino e Elegante", Jordão


Rui Jordão foi um dos mais carismáticos avançados do Sporting, ficando eternamente ligado ao triângulo mágico que formou com Manuel Fernandes e António Oliveira no início dos anos oitenta. Veloz, bom rematador e bom cabeceador, Jordão era igualmente um excelente jogador de equipa.


Ainda novo, na sua terra natal, Benguela, um professor de ginástica convenceu-o de que as suas qualidades estavam mais viradas para o atletismo, e por isso inscreveu-o nos campeonatos de Angola. Sem treinar, Jordão sagrou-se logo vice-campeão dos 80 metros. No entanto, Rui Jordão queria era mesmo ser jogador de futebol. Aos 16 anos de idade começou a jogar no Sporting de Benguela. As qualidades de futebolista começaram a revelar-se, e os seus êxitos como jogador eram cada vez mais evidentes, levando-o a 1970 a sair de Angola para rumar a Portugal para representar o rival Benfica. Por lá ficou até ao ano de 1976. Depois seguiu-se uma aventura em terras Espanholas, foi representar o Saragoça, mas não foi muito feliz.

Foto: Leonel Pires e Manuel Marques, efectuam testes médicos a Jordão.

Em 1977, regressa a Portugal para realizar o sonho de criança, ingressa no Sporting no dia 28 de Agosto de 1977. Jordão teve uma estreia auspiciosa num jogo particular contra o Vasco da Gama, onde a equipa brasileira perdeu por 2-1 e os dois golos da formação verde e branca foram marcados pela mais recente estrela da companhia. Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Rui Manuel Trindade Jordão
Data de Nascimento: 9 de Agosto de 1952, Angola (Benguela).
Nacionalidade: Portugal
Épocas: 9 (1977 a 1986);
Estreia no Sporting: Sporting 1-1 Benfica, Estádio José Alvalade (Lisboa), 03/09/1977.
Jogos: 207 ;
Golos: 141 ;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1997/80 e 1981/82);
 Melhor Marcador Campeonato Nacional: época 1979/80 (31 golos);
Taça de Portugal: 2 titulos (1977/78 e 1981/82);
Supertaça: 1 título (1982/83);
Internacionalizações: 43 (15 golos), esteve presente no Europeu 1984, onde a Selecção Nacional alcançou o 3º lugar da competição.


Jordão esteve presente no Europeu de 1984, em França, onde constituiu o seu ponto alto com a camisola de Portugal. Nos relvados gauleses deslumbrou e foi considerado o melhor ponta-de- lança da competição.

Foto: Jordão e, o seu companheiro de muitos jogos, Manuel Fernandes.

Em 1986, deixa Alvalade com alguma mágoa, e ingressa no Vitória Setúbal. Veste a camisola sadina mais duas épocas. Aos 37 anos, depois de muitos golos, títulos e de três graves lesões, o mítico número "11", despediu-se, de vez e literalmente, do futebol. Actualmente é artista plástico.

3 comentários:

  1. Este foi simplesmente o jogador que me fez despertar o meu interesse para o futebol e para a minha paixão chamada Sporting Clube de Portugal. Tardes e Noites de alegria que vivi graças aos seus golos. No Euro 84, juntamete com o Chalana, a nossa selecção brilhou. Jamais esqueço aquele jogo contra a França de Platini na meia-final.

    Jordão um Senhor do futebol ... O seu profissionalismo como jogador marcou uma época.

    Grande Rui Jordão !

    Parabens Tesouro Verde pela homenagem feita a este ídolo do futebol.

    Saudações Leoninas !!

    C.Santos

    ResponderEliminar
  2. É com o Manel o meu jogador preferido de sempre do Sporting. Jordão é o jogador que mais me marcou e de quem tenho mais saudades de ver jogar. Apesar de Liedson, Jordão será sempre Jordão...

    ResponderEliminar
  3. Jordão, o meu idolo do Futebol, grande jogador e grande desportista. Em 82, no ultimo jogo em casa com o Rio Ave, foi a consagração dos Campeões, ganhámos 7-1, mal terminou o jogo, houve invasão de campo, lembro me de ir a correr na direcção do Jordão, mas não consegui nada. A louura foi tanta, e o Jordão desceu aos balneários somente em cuecas. Lol.

    Parabens pelo blog, bom trablho.

    R.Mendes

    ResponderEliminar