quinta-feira, 24 de setembro de 2009


"Big Mal", Malcolm Allison


Foto: Malcolm Allion (à esq.) e Jaime Lopes (director departamento futebol).

Em Maio de 1981 a direcção do Sporting, escolhe o inglês Malcolm Allison para comandar a equipa técnica na temporada 81/82. Neste caso, o britânico foi chamado para liderar uma equipa de luxo, onde pontificavam nomes como os de Manuel Fernandes, Rui Jordão, António Oliveira, Venâncio e Virgílio ou o guarda-redes húngaro Meszaros.



Chegou a Portugal depois de uma carreira de sucesso em terras britanicas, no Crystal Palace e no Manchester City, Allison, ou "Big Mal", como ficou conhecido, foi o primeiro a levar o Sporting a vencer em Inglaterra para as competições europeias (goleada de 4-2 sobre o Southampthon) numa das noites fantásticas da equipa leonina.


Foto: Malcolm Allison saúda os seus jogadores.

Na temporada de 81/82, de memória para todos os Sportinguistas que viveram nessa época, o Sporting sob o comando de Allison teve um começo de Campeonato um pouco tribulado, resultante do empate 0-0 em casa com o Belenenses. No entanto, os leões conseguiram terminar a primeira volta do campeonato invictos, apenas com o referido empate e outro com o Boavista. No final, o Sporting celebrou o título de Campeão Nacional a 3 jornadas do termo da prova, na deslocação ao Estoril, com 4 pontos de vantagem sobre o eterno rival e vizinho Benfica, e com 5 sobre o FC Porto.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Malcolm Alexander Allison
Data de nascimento: 5 de Setembro de 1927, Dartford (Inglaterra);
Função: Treinador futebol profissional;
Épocas: 1 (1981/82)
Campeonato Nacional: 1 título época 1981/82, Classificação 19 V, 8 E, 3 D;
Taça de Portugal: 1 título época 1981/82, frente ao Sporting de Braga com resultado 4-0 ;


Foto: Malcolm Allison e os seus jogadores (Eurico, M.Fernandes, Freire e Virgílio) festejam a conquista da Taça de Portugal 81/82.

A juntar ao título de Campeão Nacional, Malcolm Allison e os seus fabulosos jogadores, acabaram por alcançar a dobradinha, ao conquistar a Taça de Portugal, numa final disputada contra o Sporting de Braga (vitória 4-0).



No Verão de 1982, cai a má noticia, quando decorria o estágio da equipa de pré-temporada na Bulgária, Allison acabou por ser despedido pelo Presidente João Rocha na sequência de alguns excessos, em que era pródigo e que geraram alguma instabilidade e indisciplina.

3 comentários:

  1. Bom dia Tesouro Verde, venho auma vez mais aqui fazer uma pequena correcção (espero que não me leve a mal), na foto da Taça de Portugal, o jogador referenciado como Esmoriz é de facto o Virgilio.
    Um abraço e boa continuação deste espantoso trabalho.
    S.L.
    JCG

    ResponderEliminar
  2. Grande treinador. Naquela famosa epoca 81/82, toda a equipa jogava à bola, todos defendiam todos atacavam.
    A sua saida foi mais um caso por explicar. Lembro me que o Allison ainda treinou também o V.Sétubal (com M.Fernandes, Jordão e Mezaros) e o Farense.

    Na foto da T.Portugal, também estou com algumas dúvidas, não sei se é o Virgilio ou o Nogueira.

    Saudações Leoninas !!

    R.Mendes

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,

    Depois de algumas dúvidas, esclareço que o jogador referido como Esmoriz, é de facto o Virgílio. Devido à parecença entre ambos, fica aqui o meu agradecimento pela anotação feita, pois relembro mais uma vez que este espaço "Tesouro Verde", é de todos os Sportinguistas.

    SL

    ResponderEliminar