quarta-feira, 27 de março de 2013

"O ídolo de uma geração" :: Balakov




Kassimir Balakov chega ao Sporting na temporada 1990/91 proveniente de um clube búlgaro, FC Etar Veliko Tarnovo, e durante cinco anos com a camisola leonina, espalhou a sua classe futebolistica nos relvados. A sua capacidade organizadora e o talento para fazer a equipa girar à volta do seu sentido de orientação, desmascararam como maestro sublime de algumas das melhores equipas leoninas dos últimos anos. Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Krasimir Genchev Balakov
Data de Nascimento: 29 de Março de 1966 (Veliko Tarnovo, Bulgária)
Nacionalidade: Bulgaro
Épocas: 5 (1990 a 1995)
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Penafiel, Estádio José de Alvalade (Lisboa), 12/01/1991
Jogos: 168 ;
Golos: 59 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95);
Selecção Nacional: 92 internacionalizações (Bulgária), membro da selecção Búlgara que classificou-se em quarto lugar no Campeonato do Mundial de Futebol 1994 ;


Foto: Balakov no jogo Sporting - V.Setúbal época 1994/95.  

Foto: Balakov e o seu compatriota Búlgaro Iornadov, época 1993/94.


Foto: Balakov e Carlos Queiroz, nos festejos da Taça de Portugal conquistada frente ao Maritímo 1995. Este foi o último jogo do Búlgaro com a camisola Leonina.

Foi sem dúvida um dos grandes ídolos do Sporting dos anos 90. Durante as cinco temporadas que jogou de leão ao peito, há dois momentos que ficaram na memoria de todos os Sportinguistas, o golo marcado frente ao Benfica aos 20 segundos no jogo em Alvalade na época 1992/93, e o seu ultimo jogo com a nossa camisola leonina, no jogo da final da Taça de Portugal frente ao Marítimo na época 1994/95. O estádio Nacional de pé, despediu-se deste grande jogador, jamais o esqueceremos certamente. Curiosamente, neste dia (10/06/95) também para Luís Figo, este foi o seu último jogo de leão ao peito.

3 comentários:

  1. Eu que nasci no final dos anos sessenta tive fundamentalmente 2 grandes idolos no futebol e eles foram precisamente o Balakov e o Keita (ainda era eu um chavalinho). Valia realmente a pena ir á bola só para ver estes artistas actuarem.
    Tb o Grande Capitão "Manel" Fernandes, Jordão, Oliveira e Litos este principalmente nos juniores me deixaram grandes recordações.
    SL
    JCG

    ResponderEliminar
  2. Que saudades. Tive o privilegio de assistir ao seu ultimo jogo no Jamor frente ao Marítimo.

    ResponderEliminar
  3. tive o previlegio de ver jogar desde o Yazalde, Balakov, Silas, Douglas, o meu amigo pessoal Vitor Damas, enfim, tivemos grandes campeoes em varias modalidades, é isto o grande Sporting, com este novo Presidente espero que retorne aos grandes sucessos FORÇA SPORTING

    ResponderEliminar