sábado, 8 de agosto de 2009


Ano de Revolução, Sporting Campeão

Barreirense 0-3 Sporting


Passadas poucas semanas da revolução de Abril, o campeonato chegava ao fim, e a luta pelo título estava acesa. Porém, ficara tudo adiado para a última jornada, no Barreiro, contra um Barreirense à procura de escapar à descida de divisão.



Estádio D. Manuel de Melo, Barreiro 19 de Maio 1974.

Árbitro: César Correia (Faro)

Equipa: Damas; Manaca, Bastos, Alhinho e Baltasar; Vagner (cap.), Nelson e Dinis; Marinho (Carlos Pereira, 72), Yazalde (Chico Faria, 69) e .

Treinador: Mário Lino

Golos: 0-1, Baltasar (43 m) ; 0-2, Nelson (48 m); 0-3, Yazalde (51 m).





Aos vinte minutos, com o resultado em branco, veio a notícia que o Benfica já ganhava em Setúbal por 2-0. Naquela altura um golo do Barreirense poderia deitar tudo a perder. Mas Baltasar, aos 45 minutos (logo antes do intervalo), Nelson aos 48 e Yazalde aos 51 fixaram o resultado final em 3-0 e o Sporting pode festejar o seu 14.º título nacional. Foi uma coincidência feliz que o último golo do Sporting no campeonato tivesse sido marcado por Yazalde. Ninguém o merecera mais.

Foto: Yazalde e sua Bota de Ouro.

Yazalde, neste mesmo ano acabaria por chegar à marca de 46 golos no campeonato Nacional, marca essa que deu-lhe o título de Bota de Ouro, melhor marcador europeu. Ainda hoje permanece ao jogador Argentino o registo de melhor marcador de sempre do campeonato Nacional, a actual I Liga de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário