quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os primeiros em terras Britânicas

Southampton 2 - 4 Sporting
(Taça UEFA 1981/82 - 2º eliminatória - 1º mão )


Foto: Manuel Fernandes festeja o quarto golo, o último da equipa Leonina.

Dia 21 de Outubro de 1981, ficou registada na história do Sporting Clube de Portugal e do desporto futebolístico Português, a primeira vitória de uma equipa Portuguesa em jogos oficiais em terras britânicas, treinada então pelo famosos inglês Malcolm Allison, "Big Mal" na época de 1981/82. O adversário era simplesmente o Southampton, de Keegan e Channon, mas a equipa Leonina era formada por grandes jogadores de craveira técnica, destacando-se uma tripla atacante de luxo formada por António Oliveira, Jordão e Manuel Fernandes.

Estádio The Dell, Southampton (Inglaterra)

Árbitro: Frediksson (Suécia)

Equipa: Mezaros; Zezinho (Barão, 79), Carlos Xavier, Eurico e Inácio ; Ademar, A.Oliveira, Nogueira (Virgílio, 55) e Freire; Manuel Fernandes e Jordão.

Treinador: Malcolm Allison

Golos: 0-1, Jordão (2m); 0-2, Holmes (21m, p.b.); 0-3, Manuel Fernandes (42 m); 1-3, Keegan (68 m, g.p.); 2-3, Channon (70 m); 2-4, Manuel Fernandes (88m)


Devolvidos quinze dias, a equipa Inglesa desloca-se a Lisboa, para disputar a 2ºmão da eliminatória. Neste jogo a exibição dos leões já não foi brilhante. No entanto, o Sporting conseguiu guardar a vantagem preciosa de dois golos conseguida em Inglaterra, terminando o encontro com um empate 0-0.

Foto: Jogadores celebram a passagem à 3 eliminatória da Taça UEFA.





Fonte: http://sportingfootballhome.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário