sexta-feira, 10 de junho de 2011

O fim de um jejum de 13 anos, 1995



Sporting 2-0 Marítimo
Final da Taça de Portugal 94/95


Devolvidos precisamente 16 anos, recordamos hoje aqui no Tesouro Verde, a Final da Taça de Portugal 1994/95. Para muitos, talvez tenha sido, uma das finais mais simbólicas dos últimos trinta anos, simplesmente por diversos motivos. Recordo que o Sporting neste dia, pôs fim a um jejum de treze anos, sem conquistar o troféu simbólico do Futebol Português.


Estádio Nacional, Lisboa 10 de Junho 1995.
Árbitro: Bento Marques (Évora)

Equipa: Costinha (Lemajic, 87); Nélson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic; Oceano (cap); Carlos Xavier (Filipa, 75), Figo, Balakov (Sá Pinto, 79) e Amunike; Iordanov.
Treinador: Carlos Queiroz

Golos: 1-0, Iordanov (10 m); 2-0, Iordanov (86 m).

Foto: Balakov, numa disputa de bola


Numa tarde, em que o Estádio Nacional esteve pintado de verde e branco, Iordanov foi o Rei da festa, ao apontar os dois golos da vitória leonina. No final da partida, a emoção tomou conta dos milhares Sportinguistas, pois para além da conquista do troféu, Balakov e Figo, vestiram neste dia, a ultima vez a camisola leonina, foi sem duvida uma despedida em grande para os dois grandes jogadores, numa tarde que ficou na memoria de todos os Sportinguistas.


Resumo do jogo, comentado por José Eduardo.


Foto: Com poucos dias da sua pomada de posse como Presidente, Pedro Santana Lopes juntou-se aos festejos com os jogadores leoninos.


Foto: Lemajic, levando em ombros o treinador Carlos Queiroz.

Foto: Iordanov, na companhia de Oceano, Balakov e Dani, ergue o merecido troféu, a Taça de Portugal


Sousa Cintra, mesmo no fim do seu mandato, conseguiu ainda conquistar a vitória na Taça de Portugal. Foi sem duvida, um prémio justo para um homem, que colocou os interesses do Sporting acima de tudo.




Sem comentários:

Enviar um comentário