No dia mundial da criança, 1 de junho 1980, o Sporting jogava naquela tarde em Alvalade o trabalho de uma época inteira. Passados oito dias do célebre jogo de Guimarães, em que o Sporting venceu com um auto golo de Manaca, o Campeonato chegava ao fim naquela tarde. Última jornada, o adversário era o U.Leiria, o Sporting tinha apenas um ponto de vantagem do FC Porto, que jogava à mesma hora em Espinho.
A Festa começou bem cedo, logo aos 3 minutos em Alvalade os 60 mil adeptos festejam o primeiro golo do Sp. Espinho. O cenário de festa começava a desenhar-se, pois aos 28 min. Manuel Fernandes abriu a contagem para o Sporting. Resultado 1-0 ao intervalo, o mesmo se mantinha em Espinho, com a equipa portista a perder 1-0.
Na segunda parte, a equipa sportinguista, ministra por Fernando Mendes, queria compor a moldura de Alvalade, Jordão necessitava apenas de dois golos para alcançar a bola de prata, Nené do Benfica chegava a esta última jornada com um total de 29 golos, líder isolado na lista de melhores marcadores.
Com toda a equipa direccionada no sentido de Jordão, os golos lá acabarão por aparecer. Aos 72 e 88 mim Jordão bisava, e chegava à tão desejava bola de prata, pois com o empate a 0-0 do Benfica na Madeira frente ao Maritimo, Nené acabaria por ver-se ultrapassado por Jordão. Registo final, 30 golos conseguidos pelo jogador Sportinguista. (o Fc Porto acabaria por perder 2-0 em Espinho)
Estádio José Alvalade (Lisboa), 1 de Junho 1980.
Árbitro: Marques Pires (Setúbal)
Equipa: Fidalgo (Vaz, 80); José Eduardo, Bastos, Meneses e Barão; Eurico, Fraguito e Ademar; Manuel Fernandes (cap.), Jordão e Manoel.Treinador: Fernando Mendes
Golos: 1-0, Manuel Fernandes (28min); 2-0, Jordão (72m); 3-0, Jordão (88m).