Corria o ano de 1984, o Presidente João Rocha ficou seduzido pelos os êxitos do técnico John Toshack no país de Gales, ao serviço do clube Swansea City, onde este, tinha alcançado três Taças num período de 3 anos no futebol Gaulês.
Chega a Alvalade para comandar o balneário leonino, tendo como seus adjuntos Pedro Gomes e Osvlado Silva, dois elementos fortes na estrutura do futebol leonino durante este período. No plano táctico, o treinador galês, introduziu no Sporting, um plano defensivo composto por 3 defesas Centrais, deixando muitos de nós admirados pela sua coragem em implementar um novo sistema futebolístico.
Foto: Plantel leonino 1984/85
Recomendado por Pedro Gomes, ex-treinador Nacional da Madeira antes de regressar a Alvalade, Ocenao ingressa no Sporting, tornando-se uma peça fundamental do onze base do técnico galês. Neste preciso ano, 1984, também recém promovido a sénior, seria Litos, a grande esperança do futebol jovem leonino, após a saída de Paulo Futre para o FC Porto.
Foto: Em pleno relvado, Jonh Toshack à conversa com Pedro Gomes e Jordão.
O arranque do campeonato até foi abonatório para o Sporting, onde à quinta jornada, o Sporting é derrotado em Penafiel por 2-0. Na Taça Uefa, as coisas também não começaram de melhor maneira, a equipa leonina é afastada na 2ª eliminatória pelos soviéticos do Dínamo de Minsk, após a marcação de grandes penalidades, isto depois de ter ultrapassado os franceses do Auxerre.
Na Taça de Portugal o Sporting elimina Valonguense e Famalicão, para depois empatar em casa com O Elvas, sendo assim forçado a um jogo de desempate no Alentejo, onde ganha por 2-0. Era o presságio do escândalo que aconteceria em Março, com a eliminação em Alvalade frente ao Rio Ave, depois de um empate a uma bola em Vila do Conde.
A contestação a John Toshack cresce, e em Abril depois de três empates, um dos quais em Alvalade com o FC Porto que liderava o Campeonato, Pedro Gomes sobe ao leme. O Sporting termina a prova em 2º lugar com 47 pontos, a 8 do Campeão, que correspondiam a 19 vitórias, 9 empates, 2 derrotas, 78 golos marcados e 13 sofridos.
Foto: Jonh Toshack orientando a equipa leonina, no encontro da 2º mão da 2º Eliminatória em Minsk, onde o Sporting acabou por sair derrotado na marca de grandes penalidades.
Terminada a época futebolística, o presidente João Rocha, confessa que se tinha precipitado ao despedir o jovem técnico galês, que acabou por prosseguiu a sua carreira em Espanha, onde ganhou uma Taça do Rei na sua primeira passagem pela Real Sociedad, antes de chegar ao Real Madrid para ser Campeão na época de 1989/90. Mais tarde voltou a San Sebastián, e ainda ganhou uma Supertaça espanhola no Deportivo e voltou a treinar o Real Madrid, depois de ter estado na Turquia, onde também ganhou uma Taça no Besiktas.