quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Esquerdino Açoriano - Mário Jorge



Mário Jorge


Proveniente da escola leonina, onde jogou desde os Iniciados, Mário Jorge era um jogador com uma técnica extraordinária e uma excelente visão de jogo, que aliada à sua notável velocidade de execução, o tornaram desde muito cedo num dos mais promissores futebolistas da sua geração. 


Mário Jorge, com 18 anos de idade, ainda no escalão de Junior, foi chamado ao plantel sénior, comandado pelo treinador Rodrigez Dias na época 1979/80. Jogou apenas poucos minutos na 1º jornada do Campeonato Nacional, na vitória leonina de 2-0 frente ao Estoril. Jogou apenas este jogo nesta temporada, o suficiente para sagra-se Campeão Nacional pela primeira vez.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:
Nome: Mário Jorge da Silva Pinho Fernandes
Data de Nascimento: 24 de Agosto de 1961 (Ponta Delgada) ;
Épocas: 11 ;
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Estoril, Estádio José Alvalade, Lisboa, 12/09/1979 ;
Jogos: 262;
Golos: 22 ;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1979/80, 1981/82);
Taça de Portugal: 1 título (1981/82);
Supertaça: 1 título (1982/83); 

Na temporada seguinte, com Fernando Mendes no comando da equipa, Mário Jorge realizou somente 2 jogos, e só na temporada de 1981/82 começou a ser utilizado regularmente, principalmente depois de Malcolm Allison ter deixado Jordão de fora para lhe dar a titularidade, num importante jogo em que o Sporting ganhou por 1-0 ao FC Porto, com Mário Jorge a marcar o golo da vitória. Depois disto ainda saiu da equipa, mas logo a seguir Allison transformou-o em lateral esquerdo, posição na qual se fixou como titular, contribuindo para a "dobradinha" conquistada nessa época. 


No final da fantástica temporada 1981/82, Augusto Inácio ruma para o FC Porto, e Mário Jorge agarra o lugar de lateral esquerdo definitivamente. Joga nesta posição durante três temporadas seguidas. Na temporada 1985/86, com Manuel José no comando da equipa, Mário Jorge cedeu o seu lugar de defesa lateral-esquerdo para o jovem Fernando Mendes. Com esta inclusão na defesa leonina, Mário Jorge passou a jogar na zona mais dianteira, a ala-esquerdo.


Terminada a temporada 1988/89, Mário Jorge, com sete anos de leão ao peito, é cedido por empréstimo ao Beira-Mar, regressando a Alvalade um ano depois, mas já não conseguiu recuperar o seu lugar na equipa leonina, terminando a sua ligação ao Sporting com 30 anos de idade.

1 comentário:

  1. Tesouro Verde:

    Aceita troca de link com o Sporting Visto Por Nós (em http://sportingpornos.blogspot.com/ ) ?!

    Agradeço resposta em mauro.silva.85@live.com.pt ou na caixa de comentários do meu blog!

    Desde já,obrigado!!

    ResponderEliminar